|
27/03/2006
A ARTE DE COMUNICAR
Nas “Conversas de Fim de Tarde” de 2 de Fevereiro, o Coronel Roberto Ferreira Durão abordou o tema “A arte da Comunicação”.
Foi entendido ser desnecessária a apresentação, bastante enunciar-lhe o nome, pelo muito que, com qualidade, tem comunicado, em jornais e revistas, em prosa e em verso, como citara Couto Viana, no elóquio de um dos seus livros de poemas, ao lembrar o também soldado Luís Vaz de Camões e Vitorino Nemésio, 1º cabo de Infantaria, comunicadores de excepção.
Roberto Durão abordou o tema, falando de várias artes, na expressão de linguagem que assumem, para atingir a Poesia, que considera o estado de graça pura, em que se procura mais do que a Beleza a Verdade, acentuando a ideia-força de Novalis “o poético é o real absoluto”.
Deu exemplos de dicção, atraiçoando a comunicação pelo estilo declamatório, e de como transmitir Poesia, na leitura intencional, em que o gesto precede a acção. Citou a indisciplina vigente na Arte de Dizer, por isso muitas vezes ignorada na comunicação social, pelo que implica de uma grande coordenação sensorial. Lembrou a clássica excepção, Beethoven, que era um músico “de dentro”, superando, ao comunicar, a sua surdez.
De citação em citação exemplificativa, com a leitura de alguns sonetos seus, terminou com a de três grandes poetas – Camões, Cesário e Régio -, dando-nos a mensagem irradiante dos seus versos, com a sua arte de grande comunicador.
[voltar
ao arquivo de notícias] |
 |