VISITA A PORCHES E PORTIMÃO

18-05-2022 | 08:00 a 19-05-2022 | Ponto de encontro: Praça da Figueira, Lisboa

VISITA A PORCHES E PORTIMÃO

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal divulga o programa cultural por ocasião  da comemoração do 600.º aniversário da morte de São Gonçalo*.

*Reza a tradição, que São Gonçalo,  terá nascido no ano de 1360 numa casa situada junto das Portas do Mar, precisamente no local onde ainda hoje se encontra o seu nicho e imagem.

Tomou o sobrenome de Lagos, por ser esse o costume da época entre os frades e entrou no Convento dos “gracianos”, nome vulgarmente dado, naquele tempo, aos frades da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho que viviam no Convento de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa. Pensa-se que teria entre 20 ou 21 anos nessa altura.

Também visitaremos Porches,  cujas origens remontam ao tempo do domínio romano; mantêm-se preservadas  raízes histórico-culturais com mais de dois mil anos o que constitui   um dos melhores atractivos do Algarve moderno.

Seguiremos para Portimão, cuja presença humana neste concelho tem origem na Pré-história, como o comprova a importante necrópole de Alcalar  (cujo  Centro de Acolhimento e Interpretativo  deste monumento Megalítico iremos visitar). Sabe-se também da presença fenícia e cartaginesa nesta zona que, como outros locais da costa algarvia, teve um papel importante no intercâmbio comercial e cultural entre o Mediterrâneo, o Atlântico e o Norte de África, algo que as campanhas de arqueologia subaquática realizadas nos últimos anos na foz do rio Arade têm vindo a comprovar.

Estes são alguns dos destaques que a SHIP se propõe a partilhar, com sócios e público interessado, em visita a realizar nos dias 18 e 19 de Maio.

Queira, PFV, consultar a programação

Leave a comment