30-06-2022 | 17:00 a 30-06-2022 | Salão Nobre do Palácio da Independência (ao Rossio), Lisboa
CONFERÊNCIA ” A viabilidade e importância económica de reciclagem dos navios”
O “Círculo do Mar” da Sociedade Histórica da Independência de Portugal convida V.Exa para a sessão subordinada ao tema “A viabilidade e importância económica da reciclagem de navios”.
Será orador o Contra-almirante engenheiro construtor naval, reformado, Victor M. Gonçalves de Brito* e Dr.ª Cristina Lança**
Tema da sessão: No final da sua vida útil, os navios e os demais meios flutuantes devem ser sujeitos a processos de limpeza, desmontagem e valorização dos respectivos equipamentos e materiais que, em grande parte, serão reciclados. Estes processos devem observar regulamentação que tem vindo a ser aperfeiçoada visando boas práticas de segurança ocupacional e minimizando todas as formas de poluição, ao mesmo tempo que os agentes envolvidos procuram retorno económico.
A sustentabilidade destes processos de desmantelamento e reciclagem constitui um desafio permanente para a comunidade internacional, em particular para os países marítimos, sendo curial avaliar e debater se tal actividade tem viabilidade em Portugal.
A sessão realiza-se no Salão Nobre do Palácio da Independência, em Lisboa, e é, também, transmitida online, em directo, nas seguintes plataformas:
Facebook: https://www.facebook.com/sociedadehistorica/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdTGKJmqqoLG5Iha2hnNMJg
*O Alm Gonçalves de Brito terminou o curso de Engenheiro Maquinista Naval, da Escola Naval, em 1967 tendo embarcado, durante 5 anos em diversos navios da Armada. Em 1976 obtém graduação, pelo MIT, nos graus de Ocean Engineer e de Master of Science em Arquitectura Naval e Engenharia Marítima, passando a desempenhar funções em departamentos de engenharia, manutenção e projecto naval da Marinha, durante 10 anos, incluindo a direcção do programa de obtenção dos novos submarinos para a Marinha, desde o início (1995) até 2001.
No Arsenal do Alfeite, foi chefe de divisão (1979 a 1985), director (1985 a 1993) e administrador (2002 a 2009). Em 2010 foi presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Paralelamente, foi docente convidado do IST nos cursos de Engª Mecânica e Naval, durante 26 anos (1981 a 2007), dos quais 20 como professor auxiliar. De 2012 a 2015 foi professor coordenador do ISCIA, instituto politécnico privado sito em Aveiro, nas áreas de riscos, segurança ocupacional e segurança marítima.
É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros tendo sido seu vice-presidente nacional (2007 a 2013) e foi vogal do Conselho Coordenador da SEDES (2016 a 2108.
** A Dr.ª Cristina Lança é Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa (1996) na vertente jurídico-internacionais (contencioso comunitário). Está inscrita na Ordem dos Advogados desde 1999. Exerce advocacia desde essa data.
É pós-graduada em Direito Aéreo pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2006/2007).
Tem uma pós-graduação em Direito Administrativo do Mar pelo Instituto de Ciências-Jurídico Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa (2013), com destaque nas áreas de Energia (energias renováveis e petróleo e gás), Portos e Logística, Biotecnologia; Transporte Maritimo e registo de navios e; Pesca e Aquacultura.
Fez a Master Class in Maritime Business-Descobrir Valor na Logística Marítima e Intermodal ministrado pela NOVA School of Business and Economics (2013) sobre os temas: cadeia de valor; concorrência e clusterização, integração multimodal; oportunidades e desafios.
Fez o Programa Avançado de Estudos do Mar do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa (2014) onde estudou várias matérias nomeadamente: Náutica de Recreio e Turismo Náutico; Energia, Recursos e Biotecnologia; Pesca e Aquacultura e; Portos, Logística e Transporte Marítimo.
Estudou Transacções Internacionais Petrolíferas dada pela Sociedade Portuguesa de Direito Internacional e pela International Law Association (2014).
É pós-graduada em Direito Marítimo (Maritime Law) pela Lloyd’s Maritime Academy em parceria com a London Metropolitan University (2013/2015). O curso abrange os seguintes temas: International Trade Contracts; International Sale of Goods and Remedies; Bills of Lading Contracts; Charterparty Contracts; Marine Insurance Law; Maritime Law and International Trade (Salvage and Collisions and General Average); Financing of International Sale of Goods; Litigation, Arbitration and ADR; Conflicts of Law and Forum Shipping; EU Competition Law in Relation to Shipping and; Oil and Chemical Pollution.
Frequentou seminários intensivos da Lloyd`s Maritime Academy em Londres sobre: General Average, Bills of Lading e Ship Arrest (2015).
É membro da Academia de Marinha.
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