CÍRCULO DO MAR – CONFERÊNCIA “INFANTE, O NAVEGADOR DO FUTURO”

14-07-2022 | 15:30 a 14-07-2022 | Salão Nobre do Palácio da Independência (ao Rossio), Lisboa

CÍRCULO DO MAR – CONFERÊNCIA “INFANTE, O NAVEGADOR DO FUTURO”

Por ocasião do 628.º aniversário do nascimento do Infante D. Henrique,  decorreu em 4 de Março passado, na Casa do Infante,  no Porto, o  Colóquio “Infante, O Navegador do Futuro”.  

Reconhecendo a Sociedade Histórica da Independência de Portugal o  interesse e afluência ao  Colóquio, realizado na cidade do  Porto,   têm agora a honra de convidar V.Exa   a assistir, em Lisboa,  à conferência sobre o mesmo tema   “Infante, O Navegador do Futuro”,  em que  será oradora a Dr.ª Maria Teresa Coelho*.

Apresentação:
Comandante Orlando Temes de Oliveira
Coordenador do Círculo do Mar da Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Tema da sessão:
A actividade do Círculo do Mar  está, no âmbito da SHIP, incumbida de tratar de temas ligados ao Mar.  Nesta sessão, versaremos sobre o Infante D. Henrique, figura inquestionável na nossa História e que, pela sua acção, foi fundamental para a garantia da Independência de Portugal.
O Infante D. Henrique traçou em relação ao Mar uma estratégia, construiu um plano e desenvolveu linhas de acção que é da mais elementar justiça não esquecer. Muitos dizem que a História não se repete, mas convenhamos que, neste caso, é uma excelente ajuda para apontar o nosso futuro.
Para melhor compreensão de D. Henrique, a conferencista certamente que abordará o perfil da figura, com descrição, enquadramento e influências familiares,  local de  nascimento e vida onde se distingue a  capacidade de empreendedor, que o foi para além das navegações.
*A Drª Maria Teresa Coelho é licenciada em História e Mestre em Estudos Medievais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma dissertação sobre o infante D. Fernando (1433-1470), 2º duque de Viseu e irmão do rei D. Afonso V.
É aluna do curso de Doutoramento em História da mesma instituição, encontrando-se a realizar uma dissertação de história política sobre os inícios da Regência do Infante D. Pedro. Têm desenvolvido  actividade profissional na área da cultura, trabalhando em parques temáticos e espaços museológicos e, mais recentemente, é responsável pela gestão, na parte de museu, da equipa do Porto “Region Across the Ages, no World of Wine”, em Vila Nova de Gaia. Nesse espaço, dedicado à história da cidade do Porto, é encarregue da produção de conteúdos históricos, da formação da equipa em história e da gestão e preparação de visitas.
A sessão decorrerá também online com transmissão em directo, nas seguintes plataformas:
O Círculo do Mar tem a direcção e coordenação do Comandante Orlando Temes de Oliveira

Deixe um comentário

Por favor, aguarde. Obrigado.