14-07-2022 | 15:30 a 14-07-2022 | Salão Nobre do Palácio da Independência (ao Rossio), Lisboa
CÍRCULO DO MAR – CONFERÊNCIA “INFANTE, O NAVEGADOR DO FUTURO”
Por ocasião do 628.º aniversário do nascimento do Infante D. Henrique, decorreu em 4 de Março passado, na Casa do Infante, no Porto, o Colóquio “Infante, O Navegador do Futuro”.
Reconhecendo a Sociedade Histórica da Independência de Portugal o interesse e afluência ao Colóquio, realizado na cidade do Porto, têm agora a honra de convidar V.Exa a assistir, em Lisboa, à conferência sobre o mesmo tema “Infante, O Navegador do Futuro”, em que será oradora a Dr.ª Maria Teresa Coelho*.
Apresentação:
Comandante Orlando Temes de Oliveira
Coordenador do Círculo do Mar da Sociedade Histórica da Independência de Portugal
A actividade do Círculo do Mar está, no âmbito da SHIP, incumbida de tratar de temas ligados ao Mar. Nesta sessão, versaremos sobre o Infante D. Henrique, figura inquestionável na nossa História e que, pela sua acção, foi fundamental para a garantia da Independência de Portugal.
O Infante D. Henrique traçou em relação ao Mar uma estratégia, construiu um plano e desenvolveu linhas de acção que é da mais elementar justiça não esquecer. Muitos dizem que a História não se repete, mas convenhamos que, neste caso, é uma excelente ajuda para apontar o nosso futuro.
Para melhor compreensão de D. Henrique, a conferencista certamente que abordará o perfil da figura, com descrição, enquadramento e influências familiares, local de nascimento e vida onde se distingue a capacidade de empreendedor, que o foi para além das navegações.
É aluna do curso de Doutoramento em História da mesma instituição, encontrando-se a realizar uma dissertação de história política sobre os inícios da Regência do Infante D. Pedro. Têm desenvolvido actividade profissional na área da cultura, trabalhando em parques temáticos e espaços museológicos e, mais recentemente, é responsável pela gestão, na parte de museu, da equipa do Porto “Region Across the Ages, no World of Wine”, em Vila Nova de Gaia. Nesse espaço, dedicado à história da cidade do Porto, é encarregue da produção de conteúdos históricos, da formação da equipa em história e da gestão e preparação de visitas.