19-10-2022 | 08:00 a 20-10-2022 | Ponto de encontro: Praça da Figueira, Lisboa
VISITA A FREIXO DE ESPADA À CINTA E Passeio de Barco no Douro Internacional
Venha com a SHIP à descoberta da povoação que já existia aquando da fundação de Portugal e a que D. Afonso Henriques outorgou foral, em 1155-57.
Reza a lenda sobre o nome de “Freixo” de espada à cinta: uma árvore em que foi colocado um grosso cinturão de ferro com uma espada, e que serve de ícone ao Concelho. Este terá ganho o nome mercê de um fidalgo que escolheu descansar do seu afã à sombra de um freixo, tendo nele pendurado a arma.
Percorrer Freixo de Espada à Cinta é um passeio de encantar por ruelas estreitas e casas modestas, com flores à porta e janelas manuelinas que a fazem reclamar-se a vila mais manuelina de Portugal.
Em Freixo de Espada à Cinta não pode deixar de visitar a Igreja Matriz, mandada edificar por D. Manuel I, a Torre Heptagonal, designada pelos habitantes como Torre de Galo, e o Pelourinho de estilo manuelino.
Pelo caminho, visitaremos outros dois pontos de interesse que ajudam a revelar a alma de Freixo: a casa Museu Guerra Junqueiro, um espaço evocativo do poeta, que ali nasceu em 1850, e o Museu da Seda e do Território, lugar dedicado à história do concelho desde o início da ocupação humana, e ainda à tradição da seda que ainda se labora de forma 100% artesanal.
No 2.º dia, e para que ninguém diga que esteve em Freixo e não fez o passeio de barco pelo Parque Natural do Douro Internacional, partiremos do cais da Congida numa viagem com cerca de duas horas de cenários de silêncio encantado; vinhas, oliveiras milenares , amendoeiras e pombais, cegonhas e lontras. As Arribas do Douro oferecem-nos um festim de natureza, onde apetece ficar horas sem fim, onde tudo é contemplativo, perante o enigmático Pinheiro Solitário, bosques de Zimbro, Carrascos e Lodões, que espreitam as margens deste rio que separa Portugal e Espanha.
Para mais detalhes queira , pf, consultar a Programação.