21-12-2022 | 18:00 | Salão Nobre do Palácio da Independência (ao Rossio), Lisboa
CÍRCULO DA LÍNGUA PORTUGUESA- O ESTADO DA CPLP – COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
O Círculo de Língua Portuguesa da Sociedade Histórica da Independência de Portugal convida V.Exa para a conferência sobre O ESTADO DA CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Orador: Dr. Jorge Carlos Fonseca* ( ex-Presidente da Républica de Cabo Verde)
*Nota biográfica. Nascido no Mindelo, 20 de outubro de 1950. é um político, jurista e professor universitário cabo-verdiano, presidente da República de Cabo Verde, candidato vencedor das eleições presidenciais de 2011, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD).
Jorge Fonseca efetuou a sua formação académica primária e secundária entre Praia e Mindelo, e depois, a sua formação académica superior em Lisboa. Licenciou-se em Direito e é Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Diretor-Geral da Emigração de Cabo Verde entre 1975 e 1977 e Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde entre 1977 e 1979. Foi professor assistente graduado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 1982 e 1990, professor convidado de Direito Penal no Instituto de Medicina Legal de Lisboa em 1987 e diretor residente e professor associado convidado do Curso de Direito e Administração Pública, na Universidade da Ásia Oriental, em M
*Nota biográfica. Nascido no Mindelo, 20 de outubro de 1950. É um político, jurista e professor universitário cabo-verdiano, presidente da República de Cabo Verde, candidato vencedor das eleições presidenciais de 2011, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MPD).
Jorge Fonseca efectuou a sua formação académica primária e secundária entre Praia e Mindelo, e depois, a sua formação académica superior em Lisboa. Licenciou-se em Direito e é Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Director-Geral da Emigração de Cabo Verde entre 1975 e 1977 e Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde entre 1977 e 1979. Foi professor assistente graduado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 1982 e 1990, professor convidado de Direito Penal no Instituto de Medicina Legal de Lisboa em 1987 e director residente e professor associado convidado do Curso de Direito e Administração Pública, na Universidade da Ásia Oriental, em Macau, nos anos de 1989 e 1990. Entre 1991 e 1993 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro Governo da II República. Foi professor auxiliar e presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde. É também fundador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Direito e Justiça, fundador e director da revista Direito e Cidadania, colaborador da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, e membro do conselho editorial da Revista de Economia e Direito, da Universidade Autónoma de Lisboa. É ainda autor de vários livros e mais de meia centena de trabalhos científicos e técnicos no domínio do Direito, e dois livros de poesia publicados. Condecorado várias vezes pelo Estado de Cabo Verde é, também titular, do Estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria.
Foi candidato a Presidente da República nas eleições de 2001, concorrendo contra Pedro Pires. Foi novamente candidato nas eleições de 7 de agosto de 2011, desta vez apoiado pelo MPD, vencendo-as na 1.ª volta (com 38% dos votos) e na 2.ª disputada volta (com 54,16%) contra o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Manuel Inocêncio Sousa, tornando-se assim o 4.º presidente da História de Cabo Verde independente, e o segundo não pertencente ao PAICV.
Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 11 de Junho de 2012 e a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa que lhe foi pessoalmente entregue por D. Duarte, Duque de Bragança, em 12 de Novembro de 2012.
acau, nos anos de 1989 e 1990. Entre 1991 e 1993 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro Governo da II República. Foi professor auxiliar e presidente do conselho diretivo do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde. É também fundador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Direito e Justiça, fundador e diretor da revista Direito e Cidadania, colaborador da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, e membro do conselho editorial da Revista de Economia e Direito, da Universidade Autónoma de Lisboa. É ainda autor de vários livros e de mais de meia centena de trabalhos científicos e técnicos no domínio do direito, e conta com dois livros de poesia publicados. Condecorado várias vezes pelo Estado de Cabo Verde, é também titular do Estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria.
Foi candidato a Presidente da República nas eleições de 2001, concorrendo contra Pedro Pires. Foi novamente candidato nas eleições de 7 de agosto de 2011, desta vez apoiado pelo MpD, vencendo-as na 1.ª volta (com 38% dos votos) e na 2.ª disputada volta (com 54,16%) contra o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Manuel Inocêncio Sousa, tornando-se assim o 4.º presidente da História de Cabo Verde independente3 , e o segundo não pertencente ao PAICV.
Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 11 de Junho de 2012 e a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa que lhe foi pessoalmente entregue por D. Duarte, Duque de Bragança, em 12 de Novembro de 2012.