07-02-2023 | 08:00 a 07-02-2023 | 20:00 | 08h00 – Saída de Lisboa (antiga Pastelaria Suíça – Rossio) tolerância de 5 minutos.
CONVITE – VISITA A CANTANHEDE, VARZIELA E VILA DE ANÇÃ Nos 355 Anos do Tratado de Lisboa (13 de Fevereiro de 1668): a vida e obra de D. António Luís de Meneses, 1.º Marquês de Marialva
Acompanhe-nos nesta visita: locais únicos e cheios de história!
Tem agora a oportunidade de participar num percurso que acompanha parte da vida do Marquês de Marialva*. Aborda episódios históricos bem como o património da cidade de Cantanhede associados a esta personalidade maior, e os seus contributos na afirmação de Portugal no séc. XVII.
Destacamos outro ponto de interesse: o Museu da Pedra, cujo acervo principal aborda a temática da pedra sob as mais variadas perspectivas, e é constituído por artefactos arqueológicos recolhidos nas estações pré-históricas e romanas do concelho. O Museu da Pedra celebra esse universo que deu a Cantanhede grande projeção no período áureo da escultura renascentista do país, ao qual estão ligados vários nomes incontornáveis da história da arte portuguesa.
Para mais informação queira, por favor, consultar a programação .
*António Luís de Meneses – 3º Conde de Cantanhede e 1º Marquês de Marialva nasceu a 13 de Dezembro de 1603, em Cantanhede, filho dos segundos condes de Cantanhede, D. Pedro de Meneses e D. Constança de Gusmão, uma das famílias mais ilustres da Península Ibérica. O seu nome está imortalizado, entre outros feitos, pela acção que teve na Guerra da Restauração da Independência de Portugal, em 1640, tendo-se notabilizado no comando das tropas portuguesas nas batalhas das Linhas de Elvas e Montes Claros que impediram a entrada dos exércitos espanhóis em território português.
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal tem, sempre que possível, programado roteiros associados à comemoração de datas ou personalidades relevantes. Destacamos os 355 anos do Tratado de Lisboa* , em 13 de fevereiro de 1668 entre Portugal (Afonso VI de Portugal) e Espanha (Carlos II de Espanha) que viria a pôr fim à Guerra da Restauração