VISITA A FLOR DA ROSA E CRATO – Nos 910 anos da Bula Pie Postulatio Voluntatis, de 15 de Fevereiro de 1113, do Papa Pascoal II

07-03-2023 | 08:00 | Ponto de encontro: (Antiga Pastelaria Suíça – Rossio) – tolerância de 5 minutos

VISITA A FLOR DA ROSA E CRATO – Nos 910 anos da Bula Pie Postulatio Voluntatis, de 15 de Fevereiro de 1113, do Papa Pascoal II

Venha com a SHIP descobrir um oásis em pleno Alentejo: Flor da Rosa e  Crato.

A vila foi conquistada aos mouros em 1160 pelas tropas de D. Afonso Henriques, e doada com o seu extenso senhorio pelo rei D. Sancho I à Ordem Militar do Hospital, com a condição de a desenvolver e fortificar. Com D. Afonso IV, em 1340, engrandecida com a construção do magnífico complexo Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa em 1356, a vila torna-se sede daquela Ordem em Portugal.

 Iremos desvendar alguns dos segredos históricos da vila . Recortado em céu azul o centro histórico do Crato é o melhor sítio para começar: o que significa rumar à Praça do Município onde está instalado o Museu Municipal, um antigo palácio barroco, em que ficamos a conhecer a origem do Priorado.

Nesta praça fica também o que resta do Palácio do Grão-Prior, mandado construir para servir como residência do mestre dos cavaleiros hospitalários em Portugal. A imponente varanda de granito sustentada por uma arcada é o último testemunho do imponente Palácio.

Destacamos ainda outros dos pontos de interesse, de uma visita cujos  muitos segredos ficam para revelar mais tarde:

Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga

Este núcleo ocupa as salas envolventes ao claustro do Mosteiro, especialmente adaptadas para o efeito, é constituído por um conjunto de esculturas em pedra, de temática Mariana, culto venerado pela Ordem de S. João do Hospital.

Executadas entre os sécs. XV e XVII da Escola Portuguesa, provenientes da colecção do Comandante Ernesto de Vilhena do Museu Nacional de Arte Antiga, intervalo cronológico igualmente significativo na história do Mosteiro.

Casa Museu Padre Belo

Espólio e casa do Padro Francisco António Rosado Belo, que doou à Misericórdia do Crato, a sua coleção de arte, centrada na representação de Cristo na infância e adolescência, em trabalhos de pintura, escultura, gravuras e artes decorativas.

Queira , por favor, consultar a programação.

 

Leave a comment

Por favor, aguarde. Obrigado.