VISITA A ALCOBAÇA / NAZARÉ – Comemoração dos 510 anos em que a vila de Alcobaça recebeu foral

14-11-2024 | 08:00 a 14-11-2024 | Ponto de encontro: 08h00 – Saída de Lisboa (Palácio Foz / Hotel Éden – Praça dos Restauradores) – tolerância 5 minutos

VISITA A ALCOBAÇA / NAZARÉ – Comemoração dos 510 anos em que a vila de Alcobaça recebeu foral

08h00 – Saída de Lisboa (Palácio Foz / Hotel Éden – Praça dos Restauradores) – tolerância 5 minutos
10h00 – Mosteiro de Alcobaça

(visita não guiada por se encontrar no Mosteiro a 26.ª Edição Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça).

Encontra-se intimamente ligado à afirmação de Portugal como reino independente (1139-1179). Foi fundado por iniciativa do primeiro rei, D. Afonso Henriques, por doação a Bernardo de Claraval, datada de 1153. Traduz, como poucos monumentos, a sobriedade estética pregada por S. Bernardo e o rigor e a austeridade da Ordem de Cister. As obras foram iniciadas em 1178 e terminadas cerca de 100 anos depois. Na igreja os mestres pedreiros da Ordem de Cister experimentaram o que era, na altura, um novo “modo” de construção – o gótico – introduzindo no território português essa nova linguagem arquitectónica. Panteão Régio da monarquia portuguesa, o Mosteiro de Alcobaça alberga os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, datados do séc. XIV e considerados obras-primas da escultura tumulária europeia.
26.ª Edição Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça.

Venha participar naquele que é um dos maiores eventos do Município de Alcobaça, onde poderá degustar sabores irresistíveis.
11h15 – Museu das Máquinas Falantes

O património sonoro e a história das telecomunicações e da radiofusão inspira o mais recente projecto museológico da região: o Museu das Máquinas Falantes (MMF). Mostra máquinas mecânicas ligadas ao som: fonógrafos, gramofones, caixas de música, discos de goma-laca e equipamentos eléctricos e electrónicos ligados às comunicações e à radiofusão, como telefones, telégrafos, rádios, gravadores, discos, cassetes, antenas ou microfones.

12h15 – Concerto no “Ópera Café”

A Ópera vai ao Café para marcar a diferença no panorama cultural. Os cantores líricos João Paulo e Luís Peças dedicam atenção redobrada a um espaço cultural baptizado de Ópera Café, no Arco do Cister, nas proximidades do mosteiro de Alcobaça. Este espaço é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo lusitano, e foi iniciada em 1178 por monges da Ordem de Cister.
13h30 – Almoço no restaurante “Sentidos” do “Your Hotel & Spa” Couvert Sopa de peixe e coentros Lombo de bacalhau com crosta de broa, batata a murro e grelos Buffet de doces e frutas laminadas Vinhos branco ou tinto, águas, refrigerantes Café ou chá
16h00 – Circuito histórico
Exposição permanente de embarcações no areal da Praia da Nazaré
As embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar. Encontram-se expostas no areal da praia da Nazaré, desde 2015, próximo do Centro Cultural da Nazaré.
Museu Vivo – Museu do Peixe Seco – Estendal de Secagem de Peixe
A tradição de secar o peixe ao sol nasceu da necessidade de preservar algum peixe para dias de escassez. Hoje, poderá descobrir as memórias piscatórias em três núcleos: o estendal de secagem do peixe; o Centro Interpretativo, onde se descobrem as técnicas e as estórias; e a zona de preparação do pescado onde, ainda hoje, o peixe é preparado para o processo de secagem.
20h00 – Chegada prevista a Lisboa (fica sujeita a alguns pequenos atrasos nas visitas guiadas e almoço). CONDIÇÕES
Inscrições: considera-se inscrito(a), o interessado(a) que pagar ou sinalizar a mesma na secretaria da SHIP ou efectuar uma transferência bancária para o IBAN da CGD PT50 0035 06970043880473214.
Telefone: 213241470
Email: ceu.fernandes@ship.pt ou sofia.rocha@ship.pt
Desistências: devolução do valor na íntegra, até 8 dias antes da visita.
Custo por pessoa SÓCIOS € 80,00 NÃO SÓCIOS € 90,00
(inclui transporte, almoço, visitas guiadas, despesas de organização e seguro – apólice n.º 206294012, da Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.)

Deixe um comentário

Por favor, aguarde. Obrigado.