ACADEMIA LUÍS DE CAMÕES

Ano lectivo 2018/2019

Inicio em 8 de Outubro 2018

Inscrições na Biblioteca da Restauração e pagamento na Secretaria da SHIP, a decorrer neste momento, de segunda a sexta das 10h00-13h000 e das 14h00 às 17h30.

Módulos em calendário para este terceiro trimestre.
– “História da Cidade de Lisboa”, docente Doutor Ernesto Jana (GEO).
– “Figuras e Factos menos conhecidas da História de Portugal”, docente Dr. João Abel da Fonseca.
– “Cultura Portuguesa dos Anos 50” vários oradores da responsabilidade do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (IFLB).
– “História do Cinema” docente Professor António Pascoalinho.
VIII Curso de Ex-Libris a dedicar aos sentidos:- “Cinco Sentidos”; leituras transversais (Genealogia, Heráldica e Faleristica), vários oradores com a coordenação da Doutora Ana Cristina Martins Presidente da Academia Portuguesa de Ex-Libris.
– “Portugal e as Relações Internacionais” docente Doutor Miguel Mattos Chaves.
– “História da Alimentação” docente Dr. Jorge Sousa Gomes.
– “Língua e Cultura Portuguesa no Oriente” vários oradores, com a coordenação do Dr. Jorge Rangel.
– “Ciência das Religiões” docente Doutor Paulo Mendes Pinto.

Outras actividades do Curso Geral.
VISITAS GUIADAS:
17 de Maio (15h00) – Museu da Marinha: “Exposição Permanente aspectos menos conhecidos” visita guiada pelo responsável do Museu na área de Museologia Comandante Carlos M.B. Valentim.
Junho (dia a marcar oportunamente, 15h00) – Centro Cientifico e Cultural de Macau visita concebida especificamente para os participantes no Curso Geral.

TERTÚLIA: “BRINCANDO COM AS PALAVRAS”:
Biblioteca da Restauração
12 de Abril (15h00) moderador Poeta Vítor Costeira.
10 de Maio (15h00) moderador escritor Mestre David Fernandes Silva.
07 de Junho (15h00) moderador a convidar.

CICLO “CONVERSA COM LIVROS”:
29 de Março (15h00) – “Casamentos da Família Real Portuguesa” Professoras Doutoras Ana Leal de Faria, Manuela Santos Silva e Ana Maria Rodrigues (UL-FL).
Junho – Data e convidado a marcar oportunamente.

TURISMO LITERÁRIO:
Visita(s) guiada(s) pelo Doutor Fabrízio Boscaglia
05 de Abril (10h30) na Fundação Calouste Gulbenkian “Espiritualidade Islâmica e Cultura Portuguesa”.
(Nesta visita descobrimos as ricas possibilidades de comparação e de diálogo entre a espiritualidade islâmica e a cultura portuguesa, através de um fascinante percurso na sala de Arte Islâmica do Museu Calouste Gulbenkian. Em particular, concentramo-nos em obras que revelam uma mensagem mística, no contexto do chamado Sufismo (misticismo islâmico), para mostrar o interesse de autores portugueses contemporâneos, como Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, por estas temáticas. As obras de arte – manuscritos, lâmpadas, vasos, tapetes, etc. – foram então um pretexto para um discurso de encontro entre culturas e sensibilidades espirituais, entre Portugal e a civilização islâmica, particularmente da Pérsia e da Turquia).

03 de Maio (10h30) – “Islão, identidade e modernismo português”.
(Nesta visita será realizado um percurso pela coleção de Arte Moderna, em que as peças selecionadas fornecem o pretexto (e o contexto) para mostrar linhas de encontro e desencontro entre Islão, arte contemporânea e cultura portuguesa, nomeadamente nos modernistas, como Almada Negreiros e Amadeo de SouzaCardoso, com incursões literárias por Fernando Pessoa. Em destaque, a questão das identidades nacionais, culturais e religiosas).

ENCONTROS DE CONFRATERNIZAÇÃO:
08 de Outubro – Almoço na Sociedade de Geografia reinicio do Ano Académico.
29 de Novembro – Almoço de Natal na Sociedade de Geografia com visita guiada ao Museu da mesma Instituição que abriga uma importante colecção etnográfica oriunda do Ultramar.
12 de Abril – Almoço de Páscoa na Sociedade de Geografia seguindo-se Tertúlia “Brincando com as Palavras” com a participação de todos os presentes.

Para associados da SHIP o custo por módulo (trimestral – 45€00) – Abril a Junho.
Passe Livre para poder assistir a todos os módulos o custo por trimestre – de 76€00.
O curso só se destina a associados. As actividades que decorrem às sextas-feiras são de acesso livre e as visitas guiadas tem um custo de 10 euros para associados não inscritos no Curso Geral.

02-05-2019
Dra Ana Maria Lopes
Ludovina Lobo de Sousa