Notas de Imprensa

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL PORTUGUESE HERITAGE SOCIETY

Imprensa, Rádio e Televisão

NOTA DE IMPRENSA

Durão Barroso na Sociedade Histórica, Palácio da Independência

Amanhã, 16 de Dezembro, às 17h00, no Palácio da Independência, em Lisboa, o antigo Primeiro- Ministro (2002/04) e Presidente da Comissão Europeia (2004/2014), Dr. José Manuel Durão Barroso, que foi também secretário de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros nos governos de Cavaco Silva, é o orador principal da sessão de apresentação e lançamento do livro “A Diplomacia e a Independência de Portugal”.

Este livro, cuja edição foi coordenada pelo Embaixador João Rosa Lã, Prof.ª Doutora Ana Leal de Faria e Prof.ª Doutora Alice Cunha, reune as contribuições de um vasto leque de personalidades que, em 40 sessões de um ciclo organizado ao longo de um ano (2021/22), no Salão Nobre do Palácio da Independência, reflectiram sobre diferentes ângulos, áreas e perspectivas daquele tema comum “A Diplomacia e a Independência de Portugal”.

Este ciclo foi coordenado e dirigido pelo Embaixador João Rosa Lã, tendo constituído a estreia do

Círculo Diplomático da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Na sessão de amanhã, além de Durão Barroso, intervirão ainda o Presidente da Direcção da Sociedade Histórica, Dr. José Ribeiro e Castro, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Dr.ª Sofia Moreira de Sousa, e o Embaixador João Rosa Lã, que apresentará o livro cuja edição coordenou, fruto do ciclo que dirigiu.

Conta-se com a presença da generalidade dos autores que colaboram no livro “A Diplomacia e a Independência de Portugal”, onde se incluem figuras como o ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho, o secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz, os Embaixadores Fernando Neves, Francisco Seixas da Costa, José Manuel da Costa Arsénio, Luís Castro Mendes e Mário Godinho de Matos, os antigos ministros de diferentes pastas Guilherme d’Oliveira Martins, Luís Amado, Nuno Severiano Teixeira e Pedro Roseta, o Almirante Fernando Melo Gomes, os Generais João Vieira Borges, José Manuel Freire Nogueira, José Pinto Ramalho e Luís Valença Pinto e os Professores (de diferentes áreas académicas) Adelino de Matos Coelho, Ana Santos Pinto, António Telo, Clemente Pedro Nunes, Diana Soller, Hermenegildo Fernandes, João Costa Pinto, José Félix Ribeiro, José Fonte, Júlia Seixas, Luís Manuel da Costa de Sousa de Macedo, Luísa Leal de Faria, Manuel Almeida Ribeiro, Maria Regina de Mongiardim, Martim de Albuquerque, Miguel Morgado, Pedro Sampaio Nunes, Sérgio Campos Matos, Teresa Rodrigues e Viriato Soromenho-Marques.

 

A intervenção do Dr. Durão Barroso é aguardada com grande expectativa, não só pela sua vasta experiência política e internacional no tema do livro (“A Diplomacia e a Independência de Portugal”) e para além dele, mas também face ao contexto de crise aguda que marca a actual conjuntura mundial e europeia.

Lisboa, 15 de Dezembro de 2022

Serviço de Imprensa

Por favor, aguarde. Obrigado.