Missão e Estatutos

MISSÃO

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal assume-se como uma associação patriótica colaborando com os órgãos de soberania e cooperando com instituições congéneres na promoção do culto do amor pela pátria, na defesa da integridade do seu património, na projecção da cultura nacional, com especial relevo para a língua portuguesa, na comemoração das grandes datas nacionais e na preservação da dignidade de Portugal como nação livre e independente, conforme o Artigo 3.º) dos Estatutos:

1. Cultivar a afirmação de Portugal pelos portugueses, luso-descendentes e luso-falantes.

2. Defender a independência e a identidade de Portugal, no país e no estrangeiro, com especial relevo para a Língua e a Cultura Portuguesas.

3. Colaborar com os órgãos de soberania, com a administração regional e autárquica, com a administração pública, assim como com as instituições da sociedade civil, na definição e aprofundamento dos princípios e valores estratégicos da independência e da identidade de Portugal.

4. Celebrar ou colaborar na celebração das grandes datas e eventos de Portugal, com relevo, anualmente, para a comemoração do dia 1.º de Dezembro de 1640, data da Restauração da plena soberania do Estado Português, bem como do dia 24 de Maio, adoptado como Dia da S.H.I.P.

5. Combater, pelos meios considerados convenientes, a generalização de doutrinas susceptíveis de ferirem a dignidade de Portugal, como um dos Estados-Nação mais antigos e identitários da Europa.